Questões Frequentes / FAQs
(muitas são perguntas reais efetuadas por clientes)
Regra geral é necessário ter carta de condução válida há, pelo menos, 1 ano e mínimo de 25 anos de idade. Há no entanto a possibilidade condicionada – p.ex. depende de grupo automóvel – de se reduzir a idade indicada (nota: em veículos superiores a idade mínima poderá ir aos 30 anos e a carta de condução terá de ser válida há mais de 3 anos).
Também usualmente é necessário cartão de crédito para prestar uma caução (garantia sobre eventuais danos). É um montante que é devolvido finda a operação de aluguer e esteja tudo bem (não há danos, não há perca de documentos, não faltam acessórios no veículo,…).
Para pagamento p.ex. do aluguer da viatura ou extras ao balcão, pode utilizar-se cartão de débito.
Para a prestação da caução é necessário ser efetuado através de cartão de crédito.
Se o cliente não tiver, um seu acompanhante presente no balcão Drivalia que tenha e disponibilize cartão de crédito pode responsabilizar-se pela prestação da caução desde que reúna as mesmas condições do cliente para condução do veículo (será adicionado ao contrato de aluguer). A aplicação desta possibilidade, com fornecimento de dados e assinatura de documentação, está sujeita à cobrança de taxas operacionais.
Sim, a Drivalia manterá a reserva da viatura durante 24h.
(clientes que não avisem atrasos e só apareçam após esse período de tolerância, a Drivalia já não garante a reserva)
Primeiro, ambos terão de ter carta de condução válida há mais de 1 ano.
Segundo, e não menos importante, a idade mínima normal de condução das viaturas Drivalia é 25 anos. Porém, é possível aplicar a taxa de condução jovem 20-24 anos.
Deste modo, o filho de 19 anos não pode conduzir, o de 20 anos, dependente do grupo automóvel, poderá desde que também, como atrás referido, já tenha carta válida há mais de um ano.
Por vezes, sobretudo em grupos automóvel mais específicos e com menor número de unidades, por fatores de gestão de frota (p.ex. fabricante automóvel não conseguiu entregar veículos novos encomendados na data estipulada, cliente anterior teve acidente com a viatura, serviço de reparação e manutenção da viatura atrasou-se,…), o veículo previsto para a reserva do cliente acaba por ser diferente. Nestes casos a Drivalia tenta fornecer uma viatura de grupo superior sem custos adicionais para o cliente. É o chamado upgrade gratuito.
Em caso de avaria, ou problema afim, pode telefonar para a Drivalia (horário de expediente) ou para a Assistência em Viagem 24h – ver telefones no contrato de aluguer ou bolsa de documentos da viatura.
(nota: a Drivalia cumpre o plano de manutenção preventiva e correctiva dos fabricantes automóveis mas por vezes surgem imprevistos)
Depende dos casos, que serão determinados por devida análise.
Se bateu com a viatura por breve distração e a franquia – responsabilidade legal por danos cobertos e não negligentes – for de €850, pagará só até esse valor.
Se bateu por excesso de velocidade, é considerado negligência (contraordenação ao Código da Estrada), e portanto terá de pagar a totalidade da reparação.
(note-se que, mesmo com nível baixo aquando do levantamento do veículo, haverá devido combustível; que normalmente é suficiente para locomoção do automóvel até posto de abastecimento próximo e respetiva gestão pelo cliente do combustível necessário)